História

O GFA originou-se de um grupo de doze médiuns que atuavam no Centro Espírita Tenda de Oxalá, em Brasília/DF, no ano de 1982. Por orientação espiritual, receberam a missão de fundar um outro grupo que se dedicasse ao trabalho de assistência a idosos carentes, em nome de Francisco de Assis.

No dia 6 de julho de 1982, o estatuto do GFA foi registrado em cartório. Seus fundadores foram os médiuns Mário Alves da Silva (Irmão iniciado Hafth), Mairi de Macedo Oliveira (Irmã iniciada Stella Maris:.), Carlos Fernandes, Júlio Doro (Irmão iniciado Hiran:.), Lindalva da Silva Doro (Irmã iniciada Albenira:.), Jesuína Esteves dos Reis (Irmã iniciada Semíramis:.), Danton Mazzei Nogueira (Irmão iniciado Eleazar:.), Maria Pereira Soares de Souza, Eurídice Vieira Gomes, Zulma Cardoso, Monameris Marques Borges, Lincon Moreira da Costa e Adélia Dania Nogueira.

Na ausência de uma sede própria, o GFA iniciou seus trabalhos no Grupo Fraternidade Cícero Pereira. Posteriormente, sediaram-no a residência do Irmão Danton, na época, (SQN 713 – Asa Norte), a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (SGAN 912 – Asa Norte) e a Casa Transitória de Brasília e residência (QSD 37 – Taguatinga Sul) conhecida como GFAzinho. De 1990 a 2010 o Grupo permaneceu em sua sede provisória, localizada em Águas Claras/DF, às margens da Estrada Parque Taguatinga.

As atividades assistenciais do GFA iniciaram-se com a distribuição de sopa e doação de alimentos. Devido ao crescente número de pessoas que o procuravam para atendimento assistencial, tornou-se necessário cadastrar famílias carentes. Essa atuação resultou, em 1990, no reconhecimento, pelo Governo Federal, do GFA como instituição filantrópica de utilidade pública e, no ano de 1992, pelo Governo do Distrito Federal.

No entanto, o GFA até os dias atuais não conta com o repasse de verbas desses governos. Suas obras assistenciais são mantidas por membros adeptos, por doações e pela renda gerada com a venda de produtos de seu bazar, livraria, lanchonete e eventos, bem como pelo trabalho de uma equipe que percorre a comunidade para arrecadar alimentos utilizados na montagem de cestas básicas.

Durante 22 anos o GFA foi dirigido espiritualmente pelo Irmão Hafth, que desencarnou em março de 2004. Atualmente o Diretor Espiritual é o Irmão Estevão, que recebeu outorga da Cúpula Espiritual da Casa para exercer a função.

Criação

Em um domingo de maio de 1982, no Centro Espírita Tenda de Oxalá, os Irmãos Mário Alves da Silva (Irin. Hafth:.), Mairi de Macedo  Oliveira (Irin. Stella Maris:.) e Carlos Fernandes faziam a abertura de uma sessão de evangelização infantil, com cerca de vinte crianças, como parte de mais um dia no cumprimento de suas lidas mediúnico-espirituais.

No instante da prece de abertura proferida pelo Irmão Carlos Fernandes, quando crianças e adultos davam-se as mãos, formando uma corrente energético-vibratória, o Irin. Hafth:. viu um grupo de entidades espirituais, com vestes de freiras e frades, adentrando o recinto. Uma das entidades aproximou-se e disse: “Dedique este trabalho a Francisco de Assis”. Ao término da prece, o Irin. Hafth:. relatou o ocorrido aos presentes, provocando forte comoção.

Passados alguns dias, os Irmãos Hafth:., Stella Maris:. e Carlos Fernandes juntaram-se a outros nove: Júlio Doro (Hiran:.), Lindalva da Silva Doro (Albenira:.), Jesuína Esteves dos Reis (Semíramis:.), Danton Mazzei Nogueira (Eleazar:.), Maria Pereira Soares de Souza, Eurídice Vieira Gomes, Zulma cardoso, Monameris Marques Borges, Lincon Moreira da Costa e Adélia Dania Nogueira. Solicitaram seu desligamento do quadro de médiuns do Centro Espírita Tenda de Oxalá, seguindo para o Grupo da Fraternidade Cícero Pereira – Casa do Menor e da Gestante (CAMEGE).

Lá, os Irmãos Hafth:., Zulma e Danton solicitaram uma reunião com um dos Guias responsáveis pela Casa. Sentado próximo a uma mesa, a entidade de nome Pai Sebastião ouviu-lhes pedirem permissão para que os nove irmãos ingressassem no Grupo da Fraternidade Cícero Pereira. Após ouvir com muito respeito aquele pedido, a entidade lhes disse que ficaria honrado com a presença de todos, o que só viria a fortalecer o quadro de médiuns daquela Casa. No entanto, para surpresa de todos, mencionou não poder aceitá-los, pois estavam sendo preparados para uma missão maior ainda: fundar outro Grupo e dedicar todo seu trabalho à assistência de idosos carentes, tudo em nome de Francisco de Assis.

Dias depois, reunidos na casa do Irmão Danton, nossos dedicados Irmãos começaram a elaborar os Estatutos do novo Grupo, que seria registrado em Cartório no dia 6 de julho de 1982, com o nome de GRUPO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ESPIRITUAL FRANCISCO DE ASSIS – GFA.

Após os primeiros passos para a definição real do GFA, a Fraternidade Cícero Pereira abrigou, por dez meses, o Grupo recém-formado, devido à indefinição do local para iniciarem seus trabalhos, permitindo-lhes realizar suas reuniões e sessões sempre às 20h dos sábados.

Surgiam, com maior frequência, novas instruções da Espiritualidade Superior e a outros locais os trabalhadores de Francisco de Assis foram conduzidos e peregrinaram da residência do Irmão Danton Mazzei Nogueira (SQN 713), à Associação dos Ex-combatentes do Brasil (SGAN 912), em seguida à Casa Transitória de Brasília (QSD 37 – Taguatinga Sul) e, no dia 20 de janeiro de 1990, a Águas Claras (QS 01 – Rua 200 – Lote 02), onde realizou suas atividades assistenciais até o dia 23 de julho de 2010, parcialmente suspensas até maio de 2011, tendo em vista a construção da nova sede da Casa. Hoje o GFA atua em sua sede própria na Rua Araribá, lote 03, Águas Claras, Brasília/DF.